Olá, neste artigo lhe mostrarei como criar um site para sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e a importância de se ter um web site bem estruturado.
O site da sua empresa é uma vitrine, uma porta mágica virtual para teletransportar seu cliente para dentro do seu negócio como se ele estivesse lhe fazendo uma visita física, ou seja, seu site precisa ser formulado com as características necessárias para que sua empresa seja transmitida na visita online assim como se fosse uma visita fisica real ao seu estabelecimento comercial.
Como devem ser as páginas do site?
Na página inicial do seu website você precisa criar seu Show Room, onde as pessoas entram para conhecer de forma geral tudo que você oferece e ao mesmo tempo mostrar para seu potencial cliente o nível de capricho e organização do seu espaço.
Um website sujo, fora de equilíbrio de elementos, bagunçado, com aspecto feio, passará a mesma impressão de seu cliente chegar em seu estabelecimento e encontrar tudo bagunçado, feio, sujo, ou seja, seu site representa o que sua empresa é e como é o resultado dos serviços que você presta.
Bom, entendendo o conceito de organização da home agora é hora de entender o que o cliente busca nela.. Seu cliente busca ver resumidadmente se o produto ou serviço que você oferece é condizente com o que ele busca, então divulgue na home alguns produtos e serviços que possa atrair o visitante para ver as demais páginas do site. Adicione alguns dos seus melhores produtos e alguns dos seus melhores serviços, para que ele entenda que alí tem o que ele precisa.
Depois de entender que sua empresa oferece o que ele busca, ele irá procurar alguém para atendêlo e isto tem que estar fácil de encontrar, deixe em todas as páginas um módulo onde o cliente possa te chamar para sanar dúvidas sobre seus produtos e serviços e aqui quero aproveitar um gancho e relembrar o que falei no início sobre uma home organizada, entenda que se seu cliente entrar e encontrar uma bagunça ele nem vai procurar o vendedor, simplesmente ele vai sair e procurar outro site.
Imagine que você entre em um mercado e tudo esteja desorganizado, paredes sujas, mau pintadas, chão sujo, sem pizo, onde os caixas estão fora do local, produtos caídos fora da prateleira, mau cheiro.. O que você fará? Eu aposto que você nem iria procurar um vendedor e sim, sairia correndo e procuraria um outro mercado. A mesma coisa acontece com um visitante no weu website.
Agora é hora de expor ao cliente o que você tem a oferecer em termos de protudos, tenha um cadastro de produtos intuitivo, com títulos e descrições esclarecedoras e principalmente boas imagens. Lembre-se que no mostruário do seu Show Room não podem existir produtos quebrados, sujos e mal posicionados, a mesma coisa é a página de produtos do seu website.
Preze pela organização e ganhe o cliente pela qualidade visual, ofereça um campo de busca eficiente para que ele encontre o que busca de forma rápida, pois caso isto não ocorra ele pode pensar que você não tem o produto e sairá procurar em outro site.
Esta parte segue o mesmo modelo da página de produtos, porém busque oferecer provas sociais para seus clientes expondo imagens reais da sua prestação de serviço.. Lembre-se, ninguém é bobo de ver uma imagem linda retirada do Google e achar que seu serviço é aquele. Contrate um profissional para fazer boas fotos e use fotos reais dos seus serviços, isto ganha o cliente.
Mais do que qualuqer outra página, a página de conato deve estar bem exposta e o mais importante, deve funcionar.